Dicas para realizar uma boa apresentação de trabalhos com slides

Não adianta tentar escapar: todos nós, uma hora ou outra, temos que fazer alguma apresentação, seja na escola, na faculdade ou no trabalho. O que mais me surpreende é a quantidade de pessoas que simplesmente não sabem como fazer uma boa apresentação de slides para trabalhos, tanto profissionalmente quanto no meio acadêmico. Através deste post, quero deixar registrados algumas dicas do que aprendi com o tempo e do que me ensinaram para fazer uma boa apresentação.

1. Evite muito texto nos slides.

Lembre-se: os slides existem como um roteiro para guiar a tua apresentação, não para apresentar todo o conteúdo. Prefira uma estrutura em tópicos, colocando no máximo 2 linhas (e estou sendo muito generoso) para cada tópico. Caso o tópico exija mais que 2 linhas, considere quebrá-lo ou resumir em palavras que sejam fáceis para relembrar do assunto.

Muito texto nos slides podem levar o teu público a fazer duas coisas: pensar que tu não sabes/entendes do que tu estás falando e desviar a atenção do que tu estiver falando para ler os slides. Isso nos leva ao segundo ponto.

2. Procure manter a atenção das pessoas focadas no que tu estiver falando.

Isso é obtido através do primeiro item. Tendo pouco texto nos slides, o público levará menos tempo para lê-lo e terá tempo de voltar a atenção ao que tu estiver falando.

Procure manter um discurso fluente e claro, que todos possam entender o assunto que está sendo tratado. Isso ajuda muito em manter a atenção do público.

3. É terminantemente proibido ler (em voz alta) os slides.

Ainda ligado com o primeiro item, ficar lendo os slides torna a apresentação sem sentido e, como um todo, aborrecedora. Pode deixar a impressão que tu, ao criar a apresentação, não deste a mínima atenção para o que estava escrito e/ou não entendeste o assunto.

4. Também é proibido ler papéis.

Pelos mesmos motivos do item 3, evite levar e ler papéis com o texto da apresentação para o momento de apresentar o assunto. Nesse caso, pode ser feita uma exceção quando é extremamente necessária uma citação de um documento (tipo uma carta, um jornal, etc.) que pode provar algo que tu estejas apresentando. Mas este tipo de situação dificilmente irá ocorrer e sempre será melhor se tu não tiver que ler algum papel durante a apresentação.

5. Cuide de sua aparência.

Cuide sempre para que tua aparência esteja de acordo com a ocasião da apresentação. Uma aparência que possa parecer fora de contexto pode levar o público a não levar a sério a apresentação.

6. Para os mais retraídos: tenha sempre algo pequeno para segurar nas mãos.

Um lápis, uma caneta, um clips. Qualquer coisa que, num momento de tensão, tu possas utilizar para “descarregar” o nervosismo. Nestes momentos, segure com força o objeto, respire fundo e resolva da melhor maneira o “conflito”, seja dando uma boa resposta a um questionamento ou uma crítica. Acreditem em mim: funciona. Sou prova viva disto.

7. Permita-se momentos de descontração.

Moderação neste item! Sempre cuide do contexto e se o humor será apropriado ao momento. Procure não ofender ninguém! Mas um pouco de descontração é bom até mesmo para ti, que irás apresentar, relaxar um pouco e não ficar muito nervoso. Sempre cuide para não perder o foco dos objetivos e da seriedade que é implícita a apresentação! Como no item anterior, sou prova viva de que isto funciona.

Bom, eram estas minhas dicas. Quem quiser, contribua nos comentários com mais algum ponto que seja importante.

65 thoughts on “Dicas para realizar uma boa apresentação de trabalhos com slides

  1. Tamara

    Uma coisa que meus professores sempre me falam que é bom ter no slides fotos sobre o assunto, que assim fica menos chata a apresentaçao… ; )

    Eu acho que é boa essa dica….não é?

  2. Adriana

    Adorei sua dica,tenho uma apresentação para fazer no final do mês de outubro,e não estava segura do falar ,fazer e se portar,muito obrigada.

  3. george

    muito boua essas suas dicas,.. tenho uma apresentação de tabalho para fazer e seguirei suas dicas…

  4. Vanda Rosa

    gostei muito dos seus conselhos, tenho uma apresentação para fazer esta semana e vou seguir as suas dicas. obrigada!

  5. Hugo

    Bom galera tenho uma dica pr vcs …….uma pesquisa mostra q qundo unsamos fotos nos slides os ouvints demoram mais tempo pr esquece do q vc falo…..ou seja eles apredem…vale

  6. sammara

    eu gostei muito da suas dicas vou seguir o que vc falou gostei da estratigia da caneta !!! eu estava pensando em imprimir em um papel e passando o slayd para não precisar de virar para falar aprendi muito te agradeço pelas dicas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Matheus

    Uma dica que meus Professores sempre dizem:
    Coloquem Fotos, videos e coisas que possam animar os Slides pois sem essas coisas o trabalho pode ficar chato e os alunos não prestarem atenção.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>